O marketing digital é ainda mais essencial, visto que a pandemia de COVID-19 acelerou o ritmo da digitalização.

Você não concorda?

Os consumidores estão agora, mais do que nunca, conectados digitalmente. As empresas que podem comercializar seus produtos e serviços digitalmente seriam recompensadas com mais vendas.

45% dos consumidores  dizem que estão usando seus telefones celulares mais como um canal de compras desde o surto do COVID-19

– de acordo com a recente pesquisa global de insights do consumidor da PWC. 

Se você deseja obter mais tráfego, mais leads e, eventualmente, mais vendas, precisa aperfeiçoar sua estratégia de marketing digital.

É por isso que elaboramos este guia de marketing digital.

O Marketing era considerado uma Arte, mas hoje em dia é mais uma Ciência.

Se você dominar os aspectos de Arte e Ciência do Marketing Digital, certamente terá sucesso.

Se você é novo no marketing digital, recém-formado, profissional de marketing, profissional de marketing digital ou empresário, The Ultimate Digital Marketing Guide ajudará você a entender o panorama do marketing digital e fornecerá um conjunto de habilidades práticas e recursos para maximizar seu desempenho de marketing.

Marketing digital para empresas - o guia definitivo para obter mais leads e vendas

O guia é dividido em seções principais que abordam cada área de foco do marketing digital que você deve conhecer e aperfeiçoar ao alcançar seus clientes em potencial e a comunidade em geral.

Então vamos começar!

Como preparar um plano de marketing digital

O planejamento de marketing envolve a decisão de estratégias de marketing que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos estratégicos gerais. Esta é a aparência de um plano de marketing digital.

Resumo executivo do plano de marketing digital:

O objetivo desta seção é fornecer um breve resumo das principais metas, objetivos e recomendações. Orientando assim a revisão da gestão e a tomada de decisões

A parte mais importante de um plano de marketing digital é a segmentação de seus clientes para que você saiba em quem se concentrar. Isso também o ajudaria a garantir que seus investimentos em marketing lhe proporcionassem um bom retorno.

Neste breve vídeo, você pode ver 3 maneiras de segmentar seus clientes:

Análise Situacional de Marketing Digital:

Esta seção descreve o mercado-alvo e a posição da empresa nele, incluindo informações sobre o mercado, desempenho, concorrência e distribuição, incluindo:

  • Uma descrição do mercado que define o mercado e seus principais segmentos, as necessidades do cliente e o ambiente geral de marketing.
  • Uma crítica de produto
  • Uma revisão da competição
  • Uma revisão dos canais e distribuição
  • Análise SWOT: esta seção foi projetada para avaliar os principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para a empresa e seus produtos.

Objetivo e problemas de marketing digital :

Esta seção estabelece os principais objetivos de marketing que a empresa gostaria de atingir no próximo período e discute as principais questões que podem afetar esses objetivos

Estratégia de marketing digital :

Descreve a ampla lógica pela qual a empresa planeja atingir seus objetivos de marketing e os mercados-alvo, posicionamento e orçamentos específicos. Ele também descreve estratégias específicas para cada elemento do mix de marketing da empresa

Ações e táticas:

Esta área do plano de marketing descreve como as estratégias de marketing serão transformadas em ações, táticas e programas específicos, respondendo às seguintes perguntas: O que será feito? quando isso será feito? Quem é responsável? E quanto isso irá custar?

Orçamentos:

Esta seção detalha um orçamento de marketing formal para todas as atividades descritas nas seções anteriores. Ele forma a base para as operações de marketing, incluindo materiais, produção, programação, pessoal e outras atividades.

KPIs e controles de marketing digital:

A seção final descreve os indicadores-chave que serão usados ​​para monitorar o progresso e permitir que a administração analise a implementação e o sucesso do plano geral de marketing.

Como organizar sua equipe e departamento de marketing digital

Cada empresa deve projetar uma organização ou departamento de marketing que possa executar suas estratégias e planos de marketing. Aqui, vamos explorar as várias maneiras pelas quais os departamentos de marketing modernos e a equipe de marketing podem ser organizados.

O tipo de estrutura mais comum é a organização funcional . Nessa estrutura, as diferentes atividades de marketing digital são chefiadas por um especialista, por exemplo, um gerente de mídia social será responsável por todas as atividades de mídia social e se reportará ao diretor de marketing. Essa estrutura funcional de marketing opera em todos os produtos e regiões.

As empresas que vendem em vários países ou internacionalmente costumam usar a organização geográfica . Seu pessoal de marketing é designado para mercados geográficos específicos, o que permite que eles se fixem em um território, entendam os clientes e trabalhem com o mínimo de tempo e custo de viagem.

Empresas com muitos produtos ou marcas diferentes costumam criar uma estrutura de marketing de gerenciamento de produto . Usando essa estratégia, um gerente de marketing de produto desenvolve e implementa uma estratégia e um programa de marketing completo para um produto ou marca específica.

Para empresas que vendem um produto para muitos tipos diferentes de mercados e clientes, um mercado ou uma  estrutura de gerenciamento de clientes pode ser o melhor. Os profissionais de marketing em estruturas de gerenciamento de mercado são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de estratégias de marketing para mercados ou clientes específicos. O banco VIP é um exemplo disso.

A organização de marketing tornou-se uma questão cada vez mais importante no cenário atual de negócios. Com muitas empresas descobrindo que o ambiente exige menos foco em produtos, marcas e territórios e mais foco no envolvimento e gerenciamento do cliente.

Elementos de um plano de marketing digital de sucesso:

Apresentaremos os elementos essenciais de um plano de marketing digital de sucesso e forneceremos uma estrutura simples para proprietários e profissionais de marketing usarem ao definir, planejar, escopo do projeto e executar sua estratégia.

  • Presença digital: 

O site da empresa é talvez a base no que diz respeito ao marketing digital. É a base de todas as suas atividades online e fornece um recurso central para que seus clientes encontrem informações e se conectem com sua empresa. Com cada vez mais pessoas interagindo com marcas por meio de smartphones e tablets, é necessário garantir que você esteja oferecendo uma experiência consistente e responsiva em todos os dispositivos.

  • Desenvolvimento de conteúdo:

As empresas precisam desenvolver conteúdo informativo – seja na forma de blogs, eBooks, infográficos, white papers ou vídeos para criar consciência e interesse. O conteúdo precisa ser amplo, pesquisável e especificamente voltado para atrair e envolver seu público.

  • SEM e SEO:

A otimização de mecanismos de pesquisa é a arte e a ciência de aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa. Há uma variedade de técnicas de SEO, desde análise técnica e aprimoramento no local até distribuição de conteúdo e construção de links. Em segundo lugar, as soluções de marketing de busca, como o Google AdWords e os anúncios gráficos, são cruciais para ganhar exposição. Muitas agências de publicidade agora se especializam em oferecer serviços de gerenciamento do Google Adwards devido à sua importância.

  • Marketing de email: 

Uma estratégia de marketing digital sólida requer uma estratégia de e-mail forte. O marketing por e-mail ainda é uma das maneiras mais econômicas de educar um grande público sobre seu produto ou serviço. Se você deseja gerar leads, converter leads e desenvolver um relacionamento com seus clientes, deve construir um banco de dados e usar o marketing por email de forma eficaz.

  • Mídia social:

A mídia social continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para estabelecer uma conexão com seus usuários. Ajuda a construir autoridade e reconhecimento da marca. Você pode construir confiança, credibilidade e manter seus clientes cientes do que você está oferecendo.

  • Converter e medir: 

Por último, é importante ter um plano de teste e otimização para medir seus resultados de marketing e melhorá-los tanto quanto possível. Você precisa reservar um tempo para revisar as métricas em cada fase e determinar o que precisa ser ajustado, o que funcionou e para onde ir a partir daí.

Principais métricas de marketing digital que você deve rastrear

É importante aprender e melhorar continuamente suas iniciativas de marketing. Mas antes que possamos otimizar nossas campanhas, temos que ser capazes de medi-las e gerenciá-las.

Neste breve vídeo, você pode encontrar 3 coisas que deve sempre ter em mente ao lançar suas campanhas de marketing digital:

Agora, vamos mostrar as 5 principais métricas de marketing digital que você deve acompanhar.

A primeira métrica chave do marketing digital é o total de visitas. 

Seu site deve ser o alvo principal de clientes novos ou existentes, mas você também pode medir o total de visitas a qualquer local relevante para suas campanhas, como páginas de destino ou canais sociais. Medir o número total de visitas lhe dará uma ideia geral de como sua campanha está gerando tráfego.

A segunda métrica chave do  marketing digital  é a taxa de conversão

Quer se trate de assinantes de e-mail, downloads de e-books ou uma conversão pura de geração de leads, cada campanha tem um objetivo. Depois de entendermos quantas pessoas visitaram nossa página em questão, precisamos determinar qual porcentagem delas realmente fez o que queríamos que fizessem em primeiro lugar.

Se sua meta é o download de um white paper e você teve 1.000 visitantes na página e 100 deles fizeram o que você queria (baixar um e-book, preencher um formulário, etc.), sua taxa de conversão para essa meta seria de 10 %

A terceira métrica principal de marketing digital é o custo por conversão (CPC)

Usando o exemplo anterior, em que 100 pessoas em 1.000 converteram e concluíram sua meta, é importante entender quanto você gastou para obter essas 100 conversões. Digamos que você gastou um total de $ 500 dólares em sua campanha. Pegue o valor total que você gastou, dividido pelo número total de conversões para obter o custo por conversão de sua campanha.

A quarta métrica principal do marketing digital é o custo de aquisição do cliente (CAC)

O CAC é uma métrica extremamente importante e versátil, que pode ser aplicada a suas atividades online e offline. No exemplo anterior, vimos as conversões, que podem ser qualquer meta que você deseja alcançar. O CAC, no entanto, se concentra nos clientes e em quanto nos custa adquiri-los.

Digamos que você gastou US $ 10.000 em todas as suas iniciativas de marketing, desde mídia social e conteúdo a SEM, SEO e e-mail. Todos esses esforços ajudaram você a conquistar 100 novos clientes. Para determinar o CAC, você simplesmente pega o valor total gasto em todas as iniciativas, dividido pelo número total de um cliente adquirido por essas iniciativas. Neste exemplo, nosso CAC seria igual a $ 100, o que significa que nos custou $ 100 em marketing para adquirir 1 cliente.

A quinta métrica de marketing digital é o valor de vida do cliente (CLV)

Customer Lifetime Value ou CLV para abreviar nos ajuda a entender o valor de um cliente médio ao longo de sua vida. Existem várias maneiras de calcular o CLV, dependendo do seu modelo de negócios, mas a fórmula simples é pegar o

(Valor médio do pedido – custos para adquirir um cliente) x (número de vendas repetidas) x (tempo médio de retenção)

Por exemplo, digamos que você esteja vendendo assinaturas de revistas por US $ 20 por mês e, em média, custa US $ 15 para adquirir um cliente, com o cliente médio assinando por 3 anos. Nossa fórmula CLV ficaria assim ($ 20 – $ 15) x (12 meses) x (3 anos) = $ 180.

Agora, compare o valor da vida útil do cliente com o custo de aquisição de um cliente.

A proporção ideal de CLV o CAC é de 3 para 1, e algumas empresas como a força de vendas usam 5 para 1. A questão é que se sua proporção de CLV para CAC for muito baixa, seu negócio não será sustentável se for muito alto, você não está investindo o suficiente na aquisição de novos clientes.

Marketing digital para empresas - o guia definitivo para obter mais leads e vendas

Otimização de mecanismo de pesquisa essencial (SEO) como parte de suas estratégias de marketing digital

O marketing digital é muito diversificado e dinâmico para ficar confinado a um certo número de elementos. No entanto, com orçamento e recursos limitados, certifique-se de que seus esforços e investimentos estejam focados nessas 6 áreas principais.

Os mecanismos de pesquisa têm duas tarefas principais: descobrir e construir um diretório de todo o conteúdo da web e fornecer aos pesquisadores uma lista classificada dos sites e conteúdos mais relevantes com base no que essas pessoas estão procurando. Assim, certificar-se de que suas propriedades da web estão sendo encontradas pelas pessoas que precisam de seus serviços deve ser uma parte essencial de seu plano de marketing.

Nesta lição, mostraremos como ter sucesso com SEO e daremos algumas dicas práticas ao longo do caminho.

Indexação e acessibilidade

Você poderia ter o site no mundo, mas se os motores de busca não podem acessar, rastrear e indexar seu site corretamente, nada disso importa. Isso se aplica aos mecanismos de pesquisa e também aos visitantes humanos. Esteja atento ao seguinte:

  • Títulos : Crie títulos atraentes que despertem o interesse do leitor.
  • Palavras – chave : escolha palavras-chave que ajudem a trazer pessoas para o seu site e sejam relevantes.
  • Links : Link para sites de qualidade que complementam o assunto do seu site. Isso incentivará os sites do seu nicho a criarem links para você também.
  • Qualidade : tente publicar conteúdo exclusivo e de qualidade. Isso faz com que os usuários venham ao seu site, porque eles não podem encontrar facilmente o conteúdo em outro lugar.
  • Atualidade : você precisa adicionar novos conteúdos regularmente

Velocidade e desempenho do site

Tornar seu site mais rápido e eficiente não é ótimo apenas para a experiência do usuário, mas os mecanismos de pesquisa também adoram. Na verdade, o Google penaliza sites lentos com classificações mais baixas, então certifique-se de medir e melhorar seu desempenho regularmente. Veja como:

  • Use Cloudflare ou outros CDNs: redes de entrega de conteúdo essencialmente criam cópias de seu site na nuvem e entregam seu conteúdo aos usuários do servidor mais próximo. Isso reduz o tempo de espera, mas também protege seu site contra vulnerabilidades.
  • Otimize o tamanho e os formatos da imagem: Bastante simples, tamanhos de arquivo menores carregam mais rápido. É importante minimizar o tamanho dos arquivos de imagem enquanto mantém a melhor qualidade possível.
  • Valide o seu código : certifique-se de que o código do seu site não contém erros e é compatível com W3C. Os erros do navegador podem diminuir o tempo de carregamento da página e dificultar a leitura das páginas para humanos e mecanismos de pesquisa
  • Otimize CSS e Javascript do site: Compile todos os seus arquivos CSS e Javascript em um documento para cada um e compacte-os .

Keyword Research

Enquanto o SEO continua a evoluir, uma coisa permanece a mesma, a pesquisa de palavras-chave, aqui como fazer da maneira certa:

  • Faça uma lista de tópicos importantes e relevantes com base no que você sabe sobre sua empresa.
  • Pense em algumas palavras-chave ou frases que você acha que as pessoas digitariam relacionadas a esse tópico
  • Pesquisar termos de pesquisa relacionados. Google Keyword Planner, Trends ou Autocomplete são ótimas maneiras de obter sugestões
  • Procure por palavras-chave que você pode ganhar, ou seja, aquelas que são relevantes para o seu negócio, podem direcionar um tráfego significativo e ter concorrência moderada.

Link Building

Se pensarmos na web como uma vasta cidade, os links são as ruas que conectam cada página. Construir links não apenas ajuda a gerar tráfego de referências, mas também ajuda a construir credibilidade e autoridade para seu site. Aqui estão algumas dicas importantes para começar:

  • Vinculação interna: garantir que suas páginas estejam devidamente vinculadas internamente. As páginas devem estar a apenas um clique de distância uma da outra
  • Obtenha links de sites de autoridade em seu nicho. Descubra de onde as autoridades em seu setor se conectam e de onde estão e pense em como você pode se envolver .
  • Mídia social:  não pelos links em si, mas para fazer com que seu conteúdo seja notado pelas pessoas com maior probabilidade de compartilhar seu tipo de conteúdo
  • Crie Linkable e Distribua: Você precisa de uma história cativante de sua marca ou um tópico de tendência em seu setor que seja feito sob medida para um grupo específico de público.

Estratégias de marketing digital de entrada e saída

Inbound marketing é a arte e a ciência de transformar estranhos em clientes e como fazer isso?

Fazemos isso produzindo conteúdo, distribuindo-o online e trazendo seus clientes de volta à sua presença, nutrindo e construindo relacionamentos.

As três dicas principais para o inbound marketing incluem:

  1. Definir seu público significa entender seus pontos principais, suas necessidades, seus objetivos e ter um plano claro para abordá-los quando chegar a hora. Depois de entender a aparência do seu público-alvo, depois de entender o que eles precisam de você, você pode criar claramente um mapa passo a passo de como transformá-los de estranhos em clientes.
  2. Ter uma estratégia de conteúdo e um plano de distribuição claros. Você conhece seu público-alvo. Agora você precisa produzir o conteúdo personalizado para seu público e ter um plano de como irá distribuí-lo para alcançá-lo. Onde seu público mora? Eles estão no Facebook, no LinkedIn ou no Twitter? Eles estão na sua caixa de correio? Você pode alcançá-los de várias maneiras diferentes e online realmente funciona bem para isso.
  3. Nutrir e construir seus relacionamentos. Você tem seu público, seu conteúdo e plano de distribuição. Agora é a hora de levar pessoas de estranhos a clientes na jornada dos compradores. É importante entender que nem todo cliente está pronto para comprar, então como podemos levar as pessoas por esse caminho? Bem, nós criamos conteúdo customizado para pessoas que estão apenas explorando, você cria conteúdo customizado para pessoas que estão avaliando opções ativamente e você cria conteúdo customizado para pessoas que são clientes potenciais e prontos para fechar. Agora, a maioria das empresas se concentrará nos leads quentes, mas se você fizer isso, estará ignorando

O marketing externo é o que as pessoas tradicionalmente pensam quando você ouve falar em publicidade, são seus anúncios de rádio, são seus anúncios de TV e são seus anúncios impressos. Essencialmente, é uma estratégia de divulgar sua mensagem a um público mais amplo possível, em um esforço para persuadir e comunicar a eles os benefícios de seu produto ou serviço.

Aqui estão três dicas sobre como executar com eficácia uma campanha externa.

Comunicar seus benefícios competitivos.

Muitos anúncios tentam ser inteligentes, mas falham em comunicar os pontos essenciais exigidos na publicidade e não obtêm nenhum valor. Certifique-se de comunicar três coisas em seus anúncios. A primeira é o que exatamente é a sua oferta?

A segunda é por que seu público deveria querer isso. O terceiro ponto é como seu público deve agir sobre isso e como eles devem receber e tirar proveito de sua oferta.

Se você está vendendo algo com base no preço, inclua os preços na publicidade. Se você estiver vendendo seu serviço, certifique-se de comunicar os benefícios que o usuário obterá dele.

Atrair e prender a atenção do seu público.

Agora somos constantemente bombardeados por mensagens publicitárias e nossa capacidade de atenção está diminuindo a cada dia. Seja um outdoor ou um e-mail na minha caixa de entrada, você, como anunciante, tem menos de três segundos para chamar minha atenção e, uma vez que você tenha minha atenção, você saberá melhor o que fazer com isso.

Também é uma boa ideia antes de publicar um anúncio; seja online, no rádio ou na mídia impressa, é para examinar o que está acontecendo na paisagem.

Observe a opinião de seus concorrentes sobre seus anúncios e veja quais anúncios estão oferecendo produtos e serviços semelhantes aos seus e como você pode diferenciar sua mensagem e seu posicionamento em sua publicidade para realmente se destacar e manter minha atenção.

Testando e otimizando seus anúncios.

Agora, se você tem orçamento, organizar grupos de foco em seus anúncios e obter a opinião de outras pessoas é uma ótima maneira de entender se suas mensagens estão sendo transmitidas ou se o custo realmente funciona de maneira eficaz e se seu anúncio tem o resultado desejado.

Uma maneira mais barata e fácil de fazer isso é o teste “E daí?”. Coloque-se no lugar do seu público. Vá até o seu anúncio e pense consigo mesmo, por que eu deveria me importar. Se você não passar no teste, se não tiver uma resposta para a pergunta e daí, seu anúncio falhou e você provavelmente deveria voltar e ajustar algumas coisas e realmente causar um impacto.

Em resumo, você deseja destacar suas vantagens competitivas e comunicar essas mensagens essenciais. Você deseja agarrar e prender a atenção do seu público e nunca mais soltá-lo. Por último, você realmente deseja testar e otimizar seu anúncio para ter certeza de que é o melhor que pode ser.

Estratégias e táticas de marketing por e-mail

O marketing por email ainda é um dos canais de marketing de maior sucesso e é um componente chave de um plano de marketing digital sólido. Nesta lição, aqui estão algumas dicas práticas e conselhos que você pode usar hoje para maximizar o ROI de seu e-mail.

Prática recomendada de marketing nº 1 – TESTE, TESTE, TESTE

Para qualquer campanha de e-mail, o elemento mais fácil de testar é a linha de assunto, que é um ótimo começo. No entanto, se quiser levar seu marketing por e-mail para o próximo nível, você deve realizar testes em todos os seguintes elementos:

  • · Mensagem / conteúdo de e-mail
  • · Layout e imagens
  • · Frases de chamariz e botões
  • · Dia da semana e hora do dia
  • · Personalização
  • · A página de destino para a qual você está enviando as pessoas
  • · Público-alvo
  • · Capacidade de resposta do dispositivo

Melhor prática # 2 – Mire como um atirador

Muitos profissionais de marketing confiam no “Spray and Pray” para sua estratégia de marketing por e-mail, eles enviam e-mails para o maior número possível de pessoas e esperam resultados. Na realidade, os melhores profissionais de marketing usam o e-mail como um míssil guiado de precisão, entregando conteúdo relevante, valioso e envolvente para um público altamente direcionado.

Prática recomendada # 3 – Seja pessoal

Tudo, desde o conteúdo das linhas de assunto até o conteúdo dos próprios emails, pode ser personalizado para o usuário que o está recebendo.

Melhor prática # 4 – motivar e incentivar

Use incentivos para aumentar as taxas de abertura e click-through: ao incluir um incentivo em sua linha de assunto, você pode aumentar as taxas de abertura em até 50%. “Frete grátis quando você gastar $ 25 ou mais” e “Receba um iPod grátis com uma demonstração” são exemplos de linhas de assunto boas e com foco em incentivos. O mesmo se aplica aos seus botões e apelos à ação.

Os melhores canais de publicidade online para expandir sua pequena empresa

Prática recomendada 5 – Mantenha a simplicidade

Os leitores de e-mail têm períodos curtos de atenção. Depois que eu abrir seu e-mail, você terá menos de 3 segundos para me convencer a continuar lendo ou a visitar sua página de destino, portanto, simplicidade é a chave. Não encha seus e-mails com muitas mensagens ou objetivos, um é o suficiente. O mesmo se aplica ao layout do seu e-mail. Facilite a navegação e a localização do meu caminho.

Prática recomendada # 6 – Torne-o móvel

No mundo de hoje, a grande maioria dos e-mails é aberta em dispositivos móveis e tablets. Seus e-mails são projetados para se adaptar a telas de dispositivos diferentes? Os layouts responsivos se tornaram o principal impulsionador do desempenho do email, e aqueles que não fizeram a transição agora estão sofrendo por causa disso.

Melhor prática nº 7 – Construir uma pirâmide

Estruture seu e-mail como uma pirâmide, com o conteúdo principal ocupando o centro do palco na parte superior do corpo, e apoie-o com uma ampla base de detalhes embaixo. Suas mensagens-chave e frases de chamariz mais importantes devem estar localizadas acima da dobra, onde o usuário não precisa rolar para baixo para vê-las, e cada mensagem deve conter as informações-chave que você deseja compartilhar, respondendo aos cinco Ws ( quem, o quê, onde, quando e por quê).

Como obter resultados de mídia social para o seu negócio

A mídia social permite que sua empresa se conecte diretamente com seus clientes, clientes potenciais e embaixadores da marca sobre tudo, desde produtos a desafios. Um público engajado é um dos maiores ativos que uma marca pode ter. Mas você sabe como usar as redes sociais para solidificar essas relações?

Apresentaremos as melhores práticas essenciais para criar uma estratégia de mídia social vencedora:

  1. Esclareça os objetivos de mídia social da sua empresa: 

    A parte mais importante de seu plano de marketing de mídia social é definir metas claras. Todas as decisões são informadas por eles, portanto, sem metas claramente definidas, seu plano de mídia social também será disperso e / ou ineficaz. Para evitar que isso aconteça, comece escrevendo pelo menos três metas de mídia social para o seu negócio. Certifique-se de que cada meta seja específica, realista e mensurável.

  2. Encontre seu público: 

    Muitas vezes vemos marcas se engajarem em todos e quaisquer canais de mídia social em um esforço para estarem presentes em qualquer lugar e em qualquer lugar. A primeira chave para o sucesso em qualquer iniciativa de mídia social é analisar o quão engajado e ativo seu público está com uma rede específica e ver onde você pode causar o maior impacto. Vale a pena investigar a relação dos canais sociais com o seu negócio, para entender qual atividade teria mais impacto nos resultados desejados.

  3. Desenvolva sua estratégia de conteúdo: 

    As duas dicas anteriores devem agora criar uma estrutura para você desenvolver uma estratégia de conteúdo abrangente para seu plano de marketing. Em sua estratégia de conteúdo, você deve incluir o tipo de conteúdo que pretende postar, com que freqüência irá postar, quem é seu público-alvo, quem criará o conteúdo e como você o promoverá.

  4. Planeje com antecedência e use o Agendamento: 

    Ao planejar e executar sua estratégia de mídia social, ajuda a economizar tempo agendando conteúdo pré-planejado. Isso não só ajuda a construir um público, mas também evita que você sobrecarregue o feed de seu seguidor com informações demais ou insuficientes. A programação ajuda a manter um fluxo constante de conteúdo sendo publicado ao longo do dia. Outra vantagem de programar suas postagens é que você ainda pode continuar a compartilhar notícias, atualizações e conteúdo, caso esteja ocupado ou ausente do escritório.

  5. Use o Analytics para monitorar o progresso e ajustar sua estratégia conforme necessário: 

    Uma vez que seu plano de marketing de mídia social foi implementado, agora é hora de verificar as métricas apropriadas e ver como seu conteúdo está se saindo com base em seus objetivos. Depois de analisar sua campanha atual, resolva fazer mais do que está funcionando e revisar o que não está funcionando. Você precisará continuar desenvolvendo sua estratégia e conteúdo e usar análises para orientar suas próximas etapas em sua campanha de mídia social.

Práticas recomendadas para personagens de  marketing de conteúdo 

Hoje, compradores e clientes potenciais obtêm suas informações online de várias fontes.

São eles próprios e orientam as suas decisões de compra. As organizações bem-sucedidas são aquelas que adotam a ciência de criar e distribuir conteúdo de alta qualidade para guiar os leads na jornada do comprador.

Mais fácil falar do que fazer!

1. Personas

Antes de criar qualquer conteúdo, devemos primeiro identificar e traçar o perfil de nosso público e das pessoas que pretendemos alcançar com nosso conteúdo. Mas como você os cria?

  • Analise seu banco de dados de contatos para descobrir tendências sobre como certos leads ou clientes encontram e consomem seu conteúdo
  • Use campos de formulário que capturam informações pessoais importantes.
  • Leve em consideração o feedback de sua equipe de vendas sobre os leads com os quais mais interage.
  • Entreviste clientes e clientes em potencial, pessoalmente ou por telefone, para descobrir o que eles gostam em seu produto ou serviço. Mapeie a jornada do comprador

2. Mapeie a jornada do comprador

É importante identificar as etapas que os clientes em potencial ou visitantes realizarão para se tornarem clientes ou usuários regulares. Identificar essas etapas é a chave para a criação de conteúdo relevante, valioso e envolvente para cada persona e em cada estágio do ciclo de compra. Em termos simples, você precisará de conteúdo diferente para criar consciência, um conjunto separado de conteúdo para a fase de consideração e um conjunto final de conteúdo para a fase de decisão que é projetado para fechar o negócio.

3. Defina metas de marketing de conteúdo, alinhe-as às metas de negócios

Ao planejar um conteúdo, como você decide o que vale a pena criar e o que deve ser transmitido? Cada conteúdo com o qual você se compromete deve servir a um propósito claro para seus esforços de marketing.

4. Crie um plano de execução e distribuição de conteúdo

Depois de saber que tipo de conteúdo criará, você precisará estabelecer o processo para criá-lo. Seu plano de execução de conteúdo deve ser um mapa passo a passo de como uma ideia se transforma em um produto acabado e como distribuir essas partes do conteúdo para que atinjam o público certo. Marketing digital para empresas - o guia definitivo para obter mais leads e vendas

Como ganhar dinheiro e gerar receita para sua empresa por meio do marketing digital

Existem vários modelos de geração de receita que você pode usar para embalar, comercializar e vender seus produtos e serviços online e offline.

  • Vendas de produtos e serviços:

    Muitas empresas online e plataformas de comércio eletrônico obtêm boa parte de suas receitas. Essa receita é gerada a partir de marcações em bens e serviços que vendem online. Este é o método mais simples e direto de marketing de suas ofertas.

  • Receita de publicidade:

    Para editores on-line e plataformas que atraem mercados-alvo de nicho grande ou específico, vendas de espaço de anúncio on-line. Esta pode ser uma importante fonte de receita. Os anunciantes pagarão para alcançar seu público se ele atender a seus critérios.

  • Receita de patrocínio:

    As plataformas e marcas podem solicitar patrocinadores para parte ou todo o seu conteúdo. Assim, coletar taxas de patrocínio para ajudar a cobrir alguns ou todos os seus custos. Toda vez que você vê algo “trazido a você por uma marca”, é um conteúdo patrocinado.

  • Receita de associação e assinatura (incluindo modelos SaaS)

    Os comerciantes da Web também podem cobrar taxas de assinatura pelo uso de seu site ou serviço. Muitos jornais online, como o Wall Street Journal ou o New York Times, exigem taxas de assinatura para seus serviços online. Esses são pagamentos recorrentes feitos em troca de acesso contínuo a um produto ou serviço.

  • Renda de perfil e dados do usuário:

    Sites e plataformas que construíram bancos de dados contendo perfis de usuário detalhados. Esses dados podem ser valiosos para os anunciantes que desejam pagar para alcançar públicos específicos. O Facebook, por exemplo, permite que terceiros anunciem para seus usuários. Esses anúncios são baseados em vários critérios diferentes, incluindo seu interesse, localização geográfica, cargo, etc.

  • Comissões e taxas de transação: 

    Algumas plataformas cobram taxas de comissão em transações entre outras partes que trocam bens ou serviços em seus sites. Por exemplo, o eBay conecta compradores e vendedores e obtém uma porcentagem de cada transação bem-sucedida

  • Receita de referência: 

    As empresas podem coletar receita referindo clientes a outras pessoas. Por exemplo, empresas de hospedagem como a GoDaddy pagarão a terceiros para cada cliente bem-sucedido que receberem. Esta é essencialmente uma taxa de localizador.

 

Adicione um podcast à sua estratégia de marketing digital

Por que você precisa de um podcast?

  1. Se você é apaixonado por algo ou um assunto e tem os conhecimentos certos. Então você quer compartilhar com as pessoas, por que não compartilhar com áudio? Um podcast é um áudio sob demanda. Assim, as pessoas podem ouvir o que você tem a dizer a qualquer hora do dia. Eles podem estar correndo, dirigindo, presos no trânsito ou fazendo exercícios.
  2. Se você deseja construir sua própria autoridade e credibilidade; você pode criar seu próprio podcast em um nicho simples, um nicho focado e um nicho abaixo. Assim, você pode atingir um segmento muito restrito de seu público-alvo.
  3. Você pode construir uma comunidade em massa seguindo você ; seguindo o que você tem a dizer. Você pode falar sobre qualquer campo que quiser. No iTunes, temos 16 categorias e centenas de subcategorias. Em qualquer campo, você deseja falar sobre negócios, medicina, negócios. Digamos que você tenha carreiras, tenha muitas outras subcategorias, mesmo que possa falar sobre arte, música e outros. Só no iTunes temos 525 milhões de assinantes, então imagine a comunidade e como você pode alavancá-la.

Por que você precisa fazer um podcast? Um porque você é apaixonado por algo e deseja compartilhar com as pessoas. Dois porque você tem e deseja criar sua autoridade e criar credibilidade e mais credibilidade para si mesmo. E três porque o público está lá e espera por sua experiência.

Portanto, tenha um podcast e deixe-nos ouvi-lo.

Conclusão

Esperamos que através deste Guia de Marketing Digital você possa aprender o que deve ser feito para ter um ano de sucesso!